PEIXES SÓ COMBINAM COM VINHO BRANCO ???

Você já deve saber que a combinação "peixe com vinho branco" é sempre uma boa pedida. Mas você sabia que os rosés e tintos também combinam com eles?!

Na maioria das vezes o vinho tinto não combina com peixes devido a sensação metálica que ele deixa na boca. Isso ocorre por causa dos taninos presentes frente ao iodo dos frutos do mar. Isto parece um pouco limitante, não é mesmo? Então resolvemos apresentar outras combinaçãoes possíveis. Como: 

- Bacalhau e salmão podem ser servidos com vinho tintos com poucos taninos como Gamay ou Pinot Noir.

- Peixes de carne escura que com temperos fortes aceitam Pinor Noir ou Merlot com pouco tanino.

- O salmão, cozido, assado ou grelhado, combina com um rosé de boa estrutura, de Portugal ou até mesmo da Espanha, e com um tinto leve como um Pinot Noir e até um Syrah. Se ele estiver ensopado combina com o Chardonnay. E cru combina com espumante Brut.

- Os peixes delicados preparados com alcaparras ou azeitonas pedem o vinho espanhol fortificado Jerez, o vinho ideal para pratos em que o sal se destaca.

 

                                                                         

 

 O vinho branco continua prevalecendo para:

Moqueca de peixe. Sendo pouco alcoólico, de países frios, como a Nova Zelândia, o Chile e o Uruguai (Sauvignon Blanc, Riesling e Chenin Blanc).

- Receitas mais intensas (como a culinária do nordeste e norte do Brasil) que pedem os espumantes por limpaem o paladar a cada garfada, evidenciando o sabor do peixe.

 

Gostou de saber dessas outras possibilidades? Que tal experimentar? 

Seja qual for o seu vinho, escolha um de nossos peixes para um casamento perfeito !

 

 

 

Autor: Maria vai com as ostras - Publicado em: 23/11/2017 09:51:00


Comentários